sábado, 15 de junho de 2013

Plano de Aula


Frações equivalentes

BLOCO TEMÁTICO: Números.

CONTEÚDO: Frações Equivalentes.

SÉRIE/ ANO: 5ª Série/ 6º Ano.
JUSTIFICATIVA: Abordar o ensino das frações através  de  uma  proposta metodológica  que  facilite a compreensão pelos alunos, que por sua vez, podem melhor assimilar esse conteúdo. São sugeridas algumas atividades que podem contribuir, se bem manuseadas, para um aprendizado mais eficaz e posteriormente mais duradouro.
HABILIDADE: Compreender o significado das frações na representação de medidas e da equivalência de frações.

COMPETÊNCIAS:
 H01: Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
 H02: Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
  GRUPO: ( GI)

OBJETIVOS ESPECIFICOS
-Representar, através de materiais concretos, frações equivalentes;
-Utilizar a representação de frações equivalentes em situações que indicam a relação parte-todo;
-Reconhecer frações equivalentes;
-Aplicar o aprendizado de frações equivalentes no seu cotidiano;
-Reconhecer que números racionais admitem diferentes representações na forma fracionária;
-Interpretar a partir de um livro as representações fracionárias e suas aplicações no cotidiano.

PRÉ REQUISITO
Conhecer a escrita e a leitura de frações.

1ª ETAPA

DURAÇÃO: 2 aulas.

RECURSOS: Folha de papel sulfite; Fita crepe; Lápis de cor. Régua

 1ª Atividade: Relembrar o conceito de fração
As frações são números que expressam quantidades em que os objetos estão partidos em partes iguais e são representadas como quociente de dois números, que são respectivamente o numerador (é o número escrito no lado superior e indica quantas partes a fração tem) e o denominador (é o número escrito no lado inferior e indica o número de partes em que dividimos cada unidade).

 2ª Atividade: Dividir a turma em 5 grupos.
Cada grupo receberá duas folhas de papel sulfite branca.
O primeiro grupo dividirá, fazendo dobradura, suas folhas em 2 partes iguais, e pintará a metade de rosa (as cores são sugestões e evidente que podem ser alteradas)
O segundo grupo dividirá suas folhas em 4 partes iguais e pintará 2 pedaços de verde.
O terceiro grupo, dividirá suas folhas em 8 partes iguais  e pintará 4 pedaços de laranja.
O quarto grupo dividirá suas folhas em 16 partes e pintará 8 pedaços de azul
O quinto grupo dividirá suas folhas em 32 partes e pintará 16 partes de vermelho;
Recolher uma das folhas de papel de cada que será colada na lousa, onde os alunos poderão observar as divisões feitas em cada folha.






 







Os alunos podem pintar aleatoriamente e não necessariamente como está exemplificado aqui.
Seguiremos as atividades com questionamentos como os abaixo:
Quantas partes o grupo 1, dividiu a sua folha de papel?
Quantas partes foram coloridas?
Como poderemos representar em forma de fração a divisão feita na folha?
Dessa forma será para os outros grupos, até que todas as partes pintadas das folhas estejam representadas por uma fração
Pedir que verifiquem se há semelhanças ou diferenças entre as folhas que estão afixadas no quadro. Se há alguma folha que tenha a parte colorida maior ou menor que as outras, etc.
Esperamos que através da observação e comparação os alunos percebam que as frações representam partes, de mesmo tamanho, do mesmo todo-referência.
Para finalizar fixaremos a segunda folha de sulfite do grupo 1 e pediremos aos demais grupos que recortem as partes coloridas de suas folhas e fixem (um aluno por grupo e cada um na sua vez) sobre a parte colorida da folha do grupo 1. Através da manipulação, será possível que os alunos percebam que as frações utilizadas para representar a parte colorida do papel sulfite embora estejam escritas de maneiras distintas representam a mesma parte do todo, ou seja, são iguais (equivalentes)
.

2ª ETAPA

-Na sala de informática -1 aula
Os alunos irão jogar o jogo da memória em que devem identificar frações equivalentes. O recurso esta disponível em:


-Material para o aluno: Rascunho e lápis para efetuar os cálculos propostos pela atividade.

- Material para o professor: Um quadro, para que o professor esclarecer eventuais dúvidas.

-Organização da sala: Os alunos podem sentar em duplas, assim trocam idéias e compartilham conhecimentos, experiências.

- Requerimentos técnicos: Os computadores deverão ter plugin do Flash.

-Avaliação: Em duplas os alunos deveram construir em cartolina um jogo da memória das frações equivalentes com doze peças

3ª ETAPA
Duração: 2 aulas.
1º Passo: Leitura do  Livro: “ O PIRULITO DO PATO”  de Nilson José Machado. Editora Scipione,
 O livro é indicado para séries iniciais, mas conta as dificuldades de dois irmãos que têm o seguinte problema: dividir um pirulito dado a eles pela mãe.
Quando começam a entrar num acordo, chegam visitas.  
Para baixar o livro clique em:

2º passo: Fazer, através de registros, as representações do passo a passo da história, pois o próprio texto já apresentava vários problemas para serem resolvidos.

RECUPERAÇÃO:  Proposição de algumas situações matemática envolvendo as frações equivalentes:

1)Em uma fração em que o denominador é 6 e o numerador é 5, responda: em quantas partes o todo foi dividido? E quantas partes do todo foram consideradas?

2) Qual das figuras abaixo representa a fração 5/10 ? Por que?








3) Escreva uma fração equivalente a dois terços cujo denominador seja dezoito.

4)Um mês tem trinta dias. Escreva a fração do mês que corresponde a:
 a) 1 dia
 b) 7 dias
 c) 15 dias
Para cada uma das frações acima escreva uma fração equivalente.

Sugestão de atividades da Internet


Narrativa: A História de Diofanto

 


 Disponível em http://www.somatematica.com.br/biograf/diofanto.php

Seu célebre epitáfio que gerou o desafio abaixo:

http://www.somatematica.com.br/desafios/desafio151.php


REFERÊNCIAS:
-Caderno do Professor e do Aluno 5ª Série/6º Ano- Volume 1.
-Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
- Livro “O Pirulito do Pato” de Nílson José Machado. Editora Scipione.


3 comentários:

  1. Que legal!
    Gostei deste plano de aula, muito interessante.
    Parabéns ao grupo!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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