Plano de Aula
Frações equivalentes
BLOCO TEMÁTICO: Números.
CONTEÚDO: Frações Equivalentes.
SÉRIE/ ANO: 5ª Série/ 6º Ano.
JUSTIFICATIVA: Abordar o ensino das frações através de
uma proposta metodológica que facilite a compreensão pelos
alunos, que por sua vez, podem melhor assimilar esse conteúdo.
São sugeridas algumas atividades que podem contribuir, se bem manuseadas, para um aprendizado
mais eficaz e posteriormente mais duradouro.
HABILIDADE: Compreender o significado das frações na representação
de medidas e da equivalência de frações.
COMPETÊNCIAS:
H01:
Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
H02:
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes
significados.
GRUPO: ( GI)
OBJETIVOS ESPECIFICOS
-Representar, através de
materiais concretos, frações equivalentes;
-Utilizar a representação de
frações equivalentes em situações que indicam a relação parte-todo;
-Reconhecer frações equivalentes;
-Aplicar o aprendizado de frações
equivalentes no seu cotidiano;
-Reconhecer que números racionais
admitem diferentes representações na forma fracionária;
-Interpretar a partir de um livro
as representações fracionárias e suas aplicações no cotidiano.
PRÉ REQUISITO
Conhecer a escrita e a leitura de
frações.
1ª ETAPA
DURAÇÃO: 2 aulas.
RECURSOS: Folha de papel sulfite; Fita crepe; Lápis de cor. Régua
1ª Atividade: Relembrar o conceito de fração
As
frações são números que expressam quantidades em que os objetos estão partidos
em partes iguais e são representadas como quociente de dois números, que são
respectivamente o numerador (é o número escrito no lado superior e indica
quantas partes a fração tem) e o denominador (é o número escrito no lado
inferior e indica o número de partes em que dividimos cada unidade).
2ª Atividade: Dividir a turma em 5 grupos.
Cada grupo receberá duas folhas
de papel sulfite branca.
O primeiro grupo dividirá,
fazendo dobradura, suas folhas em 2 partes iguais, e pintará a metade de rosa
(as cores são sugestões e evidente que podem ser alteradas)
O segundo grupo dividirá suas
folhas em 4 partes iguais e pintará 2 pedaços de verde.
O terceiro grupo, dividirá suas
folhas em 8 partes iguais e pintará 4 pedaços de laranja.
O quarto grupo dividirá suas folhas
em 16 partes e pintará 8 pedaços de azul
O quinto grupo dividirá suas
folhas em 32 partes e pintará 16 partes de vermelho;
Recolher uma das folhas de papel
de cada que será colada na lousa, onde os alunos poderão observar as divisões
feitas em cada folha.
Os alunos podem pintar
aleatoriamente e não necessariamente como está exemplificado aqui.
Seguiremos as atividades com
questionamentos como os abaixo:
Quantas partes o grupo 1, dividiu
a sua folha de papel?
Quantas partes foram coloridas?
Como poderemos representar em
forma de fração a divisão feita na folha?
Dessa forma será para os outros
grupos, até que todas as partes pintadas das folhas estejam representadas por
uma fração
Pedir que verifiquem se há semelhanças
ou diferenças entre as folhas que estão afixadas no quadro. Se há alguma folha
que tenha a parte colorida maior ou menor que as outras, etc.
Esperamos que através da
observação e comparação os alunos percebam que as frações representam partes,
de mesmo tamanho, do mesmo todo-referência.
Para finalizar fixaremos a
segunda folha de sulfite do grupo 1 e pediremos aos demais grupos que recortem
as partes coloridas de suas folhas e fixem (um aluno por grupo e cada um na sua
vez) sobre a parte colorida da folha do grupo 1. Através da manipulação, será
possível que os alunos percebam que as frações utilizadas para representar a
parte colorida do papel sulfite embora estejam escritas de maneiras distintas
representam a mesma parte do todo, ou seja, são iguais (equivalentes)
.
2ª ETAPA
-Na sala de informática -1 aula
Os alunos irão jogar o jogo da
memória em que devem identificar frações equivalentes. O recurso esta
disponível em:
-Material para o aluno: Rascunho e lápis para efetuar os cálculos
propostos pela atividade.
- Material para o professor: Um quadro, para que o professor
esclarecer eventuais dúvidas.
-Organização da sala: Os alunos podem sentar em duplas, assim trocam
idéias e compartilham conhecimentos, experiências.
- Requerimentos técnicos: Os computadores deverão ter plugin do
Flash.
-Avaliação: Em duplas os alunos deveram construir em cartolina um
jogo da memória das frações equivalentes com doze peças
3ª ETAPA
Duração: 2 aulas.
O livro é indicado para
séries iniciais, mas conta as dificuldades de dois irmãos que têm o seguinte
problema: dividir um pirulito dado a eles pela mãe.Quando começam a entrar num acordo, chegam visitas.
Para baixar o livro clique em:
2º passo: Fazer, através de registros, as representações do passo
a passo da história, pois o próprio texto já apresentava vários problemas para
serem resolvidos.
RECUPERAÇÃO: Proposição de
algumas situações matemática envolvendo as frações equivalentes:
1)Em uma fração em que o denominador é 6 e o numerador é 5,
responda: em quantas partes o todo foi dividido? E quantas partes do todo foram
consideradas?
2) Qual das figuras abaixo representa a fração 5/10 ? Por que?
3) Escreva uma fração equivalente a dois terços cujo denominador
seja dezoito.
4)Um mês tem trinta dias. Escreva a fração do mês que corresponde
a:
a) 1 dia
b) 7 dias
c) 15 dias
Para cada uma das frações acima
escreva uma fração equivalente.
Sugestão de atividades da Internet
Narrativa: A História de Diofanto
Disponível em http://www.somatematica.com.br/biograf/diofanto.php
Seu célebre epitáfio que gerou o desafio abaixo:
http://www.somatematica.com.br/desafios/desafio151.php
REFERÊNCIAS:
-Caderno do
Professor e do Aluno 5ª Série/6º Ano- Volume 1.
-Currículo
Oficial do Estado de São Paulo.
- Livro “O
Pirulito do Pato” de Nílson José Machado. Editora Scipione.
Que legal!
ResponderExcluirGostei deste plano de aula, muito interessante.
Parabéns ao grupo!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPessoal parabéns pelo trabalho.
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